15 de janeiro de 2013

27º Dia – Da Chapada dos Guimarães a Barra do Garças-MT

15/01/2013. 27º Dia – Da Chapada dos Guimarães a Barra do Garças-MT

Sobre a atualização do blog, faz-se necessário um pequeno comentário, qual seja, quando deixamos de postar mensagens ou fotos no próprio dia, ou no dia seguinte, existem duas probabilidades:  não tivemos acesso à internet ou o dia foi tão turbulento" que não tivemos condições de fazer postagem, causando reflexo no dia seguinte, sem direito a parar para refletir e postar mensagem no blog. Resumindo: há períodos de muita "turbulência".

E por falar em turbulência, o Cláudinho ontem "pegou" uma "panela" na estrada que amassou a roda de sua moto. Após chegar em uma borracharia, rodando com o pneu vazio, o problema foi resolvido parcialmente, com uso de mareta para desamassar a roda. Parcialmente porque, após o reinicio da viagem, o pneu ficou murchando. Isso aconteceu próximo de Rosário do Oeste, antes de Cuiabá. Ele chegou até a Chapada. Hoje pela manhã ele esperou o comércio abrir para consertar a roda (ou comprar uma câmara de ar ) e dar seguimento à viagem.
Iniciando o dia na Chapada dos Guimarães-MT

Destaca-se que nos últimos 03 dias choveu constantemente nas estradas, o que tem tornado a pilotagem muito difícil, em face das péssimas condições de nossas estradas.

Mas vamos ao assunto da roda amassada. Colocar uma câmara de ar... que “novela”. Vejamos as tentativas para resolver o problema na Chapada dos Guimarães:

1ª – Tentativas: A loja de venda de peças e serviços vendia a câmara mas não colocava. Então comprei a câmara;
2ª – Tentativas: Fui a borracheiro, que não colocou a câmara por falta de ferramentas para moto “grande”;
3ª – Tentativas: Indicaram outra loja. Fui lá, mas também não tinha ferramenta adequada;
4º - Tentativas: Indicaram-me outro borracheiro. Fui lá, mais uma vez a mesma resposta: Não tenho ferramentas para tirar essa roda; e, por fim...
5ª – Tentativas: Voltei até a primeira loja, onde o dono, com boa vontade, improvisou ferramentas e retirou a roda. Depois fui até o 2º borracheiro que, após trocar 02 rodas de uma caminhonete e consertar outro pneu, me atendeu. Voltei à loja de motos e tudo se resolveu.
Mas que trabalhão para colocar uma câmara de ar!!!! Mas é assim que as coisas funcionam quando estamos nas estradas e nas cidades consideradas pequenas.

Em um lugar, retirando a roda dianteira para colocar câmara de ar.

Em outro local, colocando a câmara de ar.

Parafuso usado como "Chave" improvisada para retirar a roda dianteira.

Um casal de motociclista  de Vilhena passeando na Chapada dos Guimarães.

Esse da direita é o mecânico que improvisou a "chave" para retirar a roda.

Resolvido o problema do pneu dianteiro, a viagem foi reiniciada às 13h.

Tudo ia bem quando, às 16h, o pneu traseiro deu “by by” à viagem. Ou seja, se desgastou por completo. Mas Deu é Pai, pois isso aconteceu a alguns metros de uma borracharia. O borracheiro tirou proveito da situação, mas tudo bem. Saí de lá com um pneu super velho de uma TWISTER e uma câmara de ar de moto CG125. É claro que só deu para chegar até Barra do Garças-MT...rsrsr

Agora foi a vez do pneu traseiro.

Motos à parte,  vou contar um fato que aconteceu com uma carreta, que tomei conhecimento quando cheguei na borracharia. Essa carreta já estava lá, e a história é essa: o pneu traseiro do lado direito da carreta se desprendeu, saiu rolando, ultrapassou a carreta e foi literalmente de encontro com outra carreta que vinha em sentido contrário; a outra carreta tentou desviar, porém, o pneu que saiu rolando provavelmente tenha batido no pneu , dessa que tentou desviar; após o choque o pneu voltou e bateu na frente da própria carreta (da que se soltou), amassando-a e quebrando o pára-brisa. Coisa de louco.    Vejamos as fotos:

Ao chegar em Barra do Garças, depois de muito procurar, encontrei na CENTER MOTOS o pneu, dessa vez “ZERADO”. End. da Center Motos: Rua Carlos Gomes, 496 – B. Campinas – Barra do Garças-M T.

Pneu zerado pronto para ser colocado.

Resumindo: o Cláudinho chegou às 18h em Barra do Garças-MT, comprou um pneu novo  e a moto está pronta para reiniciar a viagem amanhã.

DADOS ESTATÍSTICOS
MOTO GSX650F – SUZUKI
Km rodado no dia – 475 km
Abastecimento:  31,77 Litros (para calcular o consumo médio, subtrair 4,41litros)