2 de janeiro de 2013

13º Dia - De Copacabana/Bolívia a Arequipa/Perú

01/01/2013. 13º Dia – De Copacabana – Bolívia a Arequipa-Perú.
Iniciamos o dia em Copacabana-Bolívia tentando abastecer as motos, o que não foi possível, pois dia 01/01/2013 é feriado e o único posto da cidade não funciona. Detalhe, essa foi a última cidade do lado boliviano e esse foi o último posto, pois daqui seguimos para Arequipa-Perú. Alerta aos motociclistas que por aqui passarem, caso estejam na reserva: esse único posto de gasolina em Copacabana, que  funciona das 07h30 às 13h. Mas, antes de irem ao posto abastecer, rezem três “Pai Nosso” e cinco “Ave Maria” pois não há qualquer garantia de abastecimento.
Enfim, saímos da Bolívia com a gasolina que tinhamos, sem saber qual a distância a percorrida até o próximo posto. Todavia, iríamos rodar apenas 8km até a Divisa Bolívia – Perú, e sabíamos que havia gasolina disponível do lado peruano.
PASSANDO PELA PRIMEIRA ADUANA NA CIDADE CHAMADA KASANI – AINDA NA BOLÍVIA. São três procedimentos: IMIGRAÇÃO, POlÍCIA DE TRÂNSITO e ADUANA NACIONAL. Detalhe: para quem está com passaporte, o procedimento é mais simples. Para quem está com Carteira de Identidade, tem que tirar cópia do documento de migração boliviana para apresentar na  migração peruana. Duração do procedimento: aproximadamente 02 horas.
CÂMBIO – Estamos deixando a Bolívia e entrando no Perú. Fizemos o câmbio com alta taxa de “desvantagens”...rsrsr. Todavia, cambiamos pouca moeda, é claro. A moeda que usaremos no Perú é o “Soles”. Vejamos a cotação do dia:
BS 1,00 (um peso boliviano) = $ 0,30 (trinta centavos de Soles-moeda peruana).
R$ 1,00 (um real) = $ 1,00 (um Sole – moeda peruana).
U$ 1,00 (um dólar americano) = $ 2,40 (dois vírgula quarenta Soles)

Feitos esses registros, vamos ver algumas fotos da viagem: 




Aduana Nacional Boliviana

Departamento de Migração Boliviana

Ainda estamos no lado Boliviano - Fronteira Bolívia / Perú


PASSANDO PELA SEGUNDA ADUANA – LADO PERUANO. Realizamos dois procedimentos: um no controle MIGRATÓRIO e outro na SUNAT- Superintendência Nacional de Administração Tributária. Além desses procedimentos, os veículos estão sujeitos à vistoria da bagagem, no que fomos dispensados... graças a Deus. Imaginem tirar e colocar toda a “bagulhada” das motos. Todo o procedimento, para 03 motos,  levou em algo em torno de uma hora (há fuso horário de uma hora entre as aduanas).
NOTA: Todos os veículos que entram no PERÚ tem que fazer um seguro chamado SOAT. Esse seguro no pode ser feito neste dia, 01/01/2013, por ser feriado.



Entrando no Perú... ou melhor, chegando ao País Perú...rsrs

Pessoas que curtem o movimento motociclistas e pararam para uma foto...Valeu pessoal!


Interior do Departamento de Migração Peruana. 
CONHECENDO PESSOAS ENCANTADORAS. Enquanto realizávamos os procedimentos do lado peruano, conhecemos pessoas encantadoras, como essa família de Jaraguá do Sul – Santa Catarina, que estavam indo de férias para a Bolívia:




Marcos José Treis, Gilmara Helena Treis, Gabriela Treis, Charles Gomes e Sílvia Lorena. Registramos aqui um abraço muito carinho para essa família e que tenha uma ótima passagem pela Bolívia.





SUNAT - ADUANA NACIONAL PERUANA
Preimeiro abastecimento do lado peruano
Chegando à Cidade de Puno-Perú





O Lago Titicaca visto da Cidade de Puno

Estrada Peruana

Mais estrada peruana...

O Cláudinho nas curvas peruanas...


O Luiz  nas alturas peruanas...


E mais estrada peruana...

Nós na estrada...





Chegamos em Arequipa-Perú às 18h40 (horário local) – 21h40 (horário em Brasília).

DADOS ESTATÍSTICOS
A)     MOTO GSX650F – SUZUKI
Km rodado no dia – 472
Abastecimento: como o abastecimento se deu em galões, não foi possível fazer a medição correta
Valor gasto: $ 32,00 (Já em Soles, moeda Peruana- a cotação no câmbio paralelo está um por um, ou seja, R$ 1,00 = 1,00 Soles)
Local do abastecimento: Na primeira cidade do lado peruano – ainda não foi em posto de gasolina e sim em “casa que vende gasolina à beira da pista comercial”.

B)       MOTO M800-BOULEVARD - SUZUKI

Total de KM rodado: 472
Quantidade de combustível: + - 29 litros
Consumo médio: 16,27


HOSPEDAGEM:
Diária casal:
Diária solteiro:

5 comentários:

  1. e aí lis, fotos bacanas boa viagem a todos, abraços valter

    ResponderExcluir
  2. Ola pessoal enfim o paraiso...kkk com certeza compensador que fotos lindas bem que luiz falo que eu ia ve as foto e ia querer estar ai, mas ja, ja to ai...bjos a todos..Eliane

    ResponderExcluir
  3. Muito bom acompanhar as postagens! Vcs são exemplos de determinação e bom humor! Estão sempre bem dispostos mesmo no calor ou frio extremos e sem combustível!!!!! rsrsrs Grande abraço a todos! Um especial para meu padre!
    Bjos!
    Claudinha Lima

    ResponderExcluir
  4. VAMOS LÁ CLAUDINHO E AMIGOS QUE A ESTRADA É LONGA !
    ASS.: AMORIM 18 - SARRACENOS MC

    ResponderExcluir
  5. Valeu galera!!
    Nós estivemos lá...
    Foi bom conhecer vocês...
    Até qualquer hora, e um feliz 2013 a todos vocês...

    Abraços

    Marcos,Gilmara e Gabriela Treis
    Guaramim - SC

    ResponderExcluir