23 de dezembro de 2014

3º Dia – 23/12/2014

Amigos, o dia hoje foi de mecânicas. Digo mecânicas, pois foram três visitas para que o problema fosse equacionado. Primeiramente fui, por orientação do amigo Nilson Neves, até a GP Motos, onde fui prontamente atendido pelo “Tato”, que apesar que estar preste a entrar de férias, nos atendeu com a máxima atenção, fazendo tudo que estava ao alcance de suas ferramentas. Em resumo, não identificamos problemas algum com a bomba de combustível, que era uma das suspeitas, assim como nada de anormal com o filtro de ar, segunda e mais remota desconfiança. Então era necessário procurar uma concessionária Suzuki para submeter a Suzy a uma equipe técnica específica da marca e modelo. Nesse momento que surge um grande dilema. A concessionária mais próxima teria que retornar 54 Km, até Dourados, ou seguir em frente até Cascavel, 363 Km. Para segurança e a boa saúde da Suzy, voltei para Dourados. Chegando a concessionária, por volta das 12h00, surpresa....”Último dia de trabalho da semana, pois entrariam em recesso retornando após o Natal.” E o Nilson, mecânico experiente em motos de altas cilindradas foi presentado com o nascimento de uma linda filha, e se encontrava em licença paternidade de 5 dias. Tudo estava indicando que eu a Suzy passaríamos o Natal em Dourados, todavia o gerente da loja o Sr. Valdemar Vasconcelos, assim como o Fábio, não mediram esforços para encontrar uma maneira para que eu pudesse seguir viagem. O Fábio se dispôs a passar o “router”  para apurar um diagnóstico, e posteriormente procurar outro mecânico que se dispusesse a fazer os reparos. Bom foi a única opção disponível, assim o fizemos. Problema identificado pelo equipamento: problema 1: “mal funcionamento da borboleta inferior”, problema 2: “mal funcionamento do censor de temperatura da entrada de ar.”  Bom apesar da notícia, fiquei feliz, pois agora sabia qual era o problema da moto. Sabe então quem passou pela oficina para dar uma espiadinha? O Nilson “paizão fresco ainda”, que deu o aval na leitura do equipamento. Então me dirigi até a Kimi Motos, onde foi recebido pelo proprietário Kimihiro, a qual explique a situação e ele se dispôs a me ajudar para que pudesse seguir viagem. Nessa altura já se passava alguns minutos da 15h00. Então começou o trabalho. Kimihiro é um mecânico com grande conhecimento na área de injeção eletrônica, e após algumas verificações fez seu diagnóstico.  Em resumo, por volta das 19h20 a motoca estava tinindo novamente. Defeitos encontrados, dois fios rompidos, justamente aqueles que levavam a corrente para os sensores que foram indicados pelo equipamento. Mas para garantir, foi feita mais uma limpeza na injeção, pois não faz há de fazer mal. Voltei para Caarapó onde havia deixado as mochilas, para amanhã cedo seguir viagem.
No final do dia fiz uma reflexão do ocorrido. A Suzy já esta com mais de 63.000Km rodados, é a primeira vez que ocorre uma situação dessas, estrada é assim mesmo, podemos sair com a motoca toda revisada, contudo o abastecimento em diversos postos de combustíveis durante o dia, o calor, trepidação, chuva, leva o veículo a ser colocado em prova a fadiga de suas peças e componentes. 



Na oficina do Tato. GP Motos

Fabio analisando o equipamento na Motofama Suzuki


Kimihiro desmontando a Suzy

Fio quebrado

Finalizando o dia com um lindo por do sol em Caarapó-MS


4 comentários:

  1. Bom dia Estélio! Lindo passeios por oficinas...kkkkkk.
    Mas é assim mesmo quando estamos na estrada. Como eu já havia lhe falado, passei pelo mesmo problema em minha última viagem. Foram várias oficinas. Mas tudo se resolveu e a viagem foi realizada com sucesso. Vá na fé... vá com muita fé que tudo se resolve. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Estélio, Feliz Noite de Natal para você que está na estrada, para a Sônia, que não pode lhe acompanhar nessa viagem, e para toda a família!!!
    Claudinho dos Águias do DF MC

    ResponderExcluir
  3. Paizinhos estamos acompanhando sua aventura que o papai do céu sempre te acompanhe... te amamos.. Ariadne e Emanuelle

    ResponderExcluir
  4. Que bom que exixte ainda bons amigos nas estradas esta é umas das boas novas sempre existe um amigo novo a ser encontrado .feliz natal ohohohoho

    ResponderExcluir