2 de janeiro de 2013

12º Dia - De La Paz a Copacabana-Bolívia

(publicação provisória – falta legenda e publicar mais fotos)
31.12.2012 - 12º Dia – de La Paz a Copacabana – Bolívia
A manhã estava ensolarada e tudo indicava para que teríamos um ótimo dia de estrada. Saímos do hotel às 8h39 horário local e de cara já caímos no engarrafamento do centro de La Paz. Quando conseguimos nos livrar do trânsito em La Paz nos deparamos com o trânsito da cidade satélite El Alto, uma cidade impar, pois existem muitas vans, avenidas lotadas de vans, enfim, um mundo de vans. Ficamos nos arrastando por esse transito por volta de quatro horas, com as motos com o combustível na reserva e a temperatura do motor no máximo (ventoinha ligada o tempo todo). O trânsito é totalmente caótico, todo mundo fecha todo mundo, mas ninguém briga com ninguém e por incrível que possa parecer, não há acidentes, pois a tradição da buzina é respeitada na sua totalidade. Um veículo sem buzina aqui em La Paz, não consegue circular.




O martírio do abastecimento novamente mexeu com os nossos nervos, as 11h40 conseguimos o primeiro posto, mas a alegria durou pouco, o frentista não quis abastecer alegando não possuir computador para nos cadastrar, a essa altura as motos que já estavam com pouco combustível, já estavam falhando. Então após mais trinta minutos de engarrafamento de vans, chegamos ao segundo posto. Posto? falsa ilusão. O sonho de abastecer começava a se tornar um pesadelo, pois também não havia computador para fazer o registro da venda. Os galões de reserva já estavam secos, o trânsito cada vez mais caótico. Agora, para piorar, começam a circular caminhões de verduras e legumes produzidas na região que abastecem as milhares de feiras ao longo  das ruas e rodovias. Acreditávamos conhecer o sentido da palavra caos, mas La Paz é muito mais que isso, ainda não temos a definição.
Como que por um milagre, avistamos aa beira da carretera uma loja de materiais de construção com alguns galões empilhados, arriscamos e conseguimos lá estava o líquido mais preciso do momento. Repetimos: numa loja de material de construção. A proprietária se condicionou a vender quinze litros por motos, fora o suficiente para pegarmos a estrada, pois a nossa meta era chegar em Copacabana-Bolivia (não Rio de Janeiro...rsrs), que fica a três horas de La Paz, (sem nenhum trânsito é claro).
A paisagem é linda, pois a carretera/estrada margeia ao lado direito a  Cordilheira Real. A temperatura estava muito baixa, algo em torno de 2ºC. A estrada é nova, motos abastecidas, tudo correndo bem. Mas em num lugar chamado Chua Visalaya, fomos surpreendidos por uma chuva.




LAGO TITICACA -  Passado a chuva, começamos a percorrer uma estrada que margeia o Lago Titicaca, o que  nos emocionou com a sua beleza. O lago fez parte de nossa caminhada, pois   18 Km antes de Copacabana, na cidade de San Pedro, fizemos a travessia do lago em uma balsa, pagamos Bs 15,00 (pesos bolivianos) por cada moto com os passageiros.















Depois da balsa, passamos por um posto policial, onde nos levaram mais Bs 10,00 para carimbar a Autorização de Trânsito. Mas tudo é compensado ao chegarmos na bela Copacabana, mas não TÃO BELA Copacabana, que fica às margens do Lago Titicaca.

 




Estamos em 31/12/12 e ...desejamos a todos UM ANOS NOVO CHEIO DE REALIZAÇÕES, SAÚDE, AMOR E PROSPERIDADE!!!

DADOS ESTATÍSTICOS
A)     MOTO GSX650F – SUZUKI
Km rodado no dia – 151km
Abastecimento: como o abastecimento se deu em galões, não foi possível fazer a medição correta.
Valor gasto: BS 55,00 (pesos bolivianos)
Local: Baltista Salbedra – arredores de La Paz.


B)       MOTO M800-BOULEVARD - SUZUKI
Total de KM rodado: 151
Quantidade de combustível: +-10 LITROS
Consumo médio: 15


HOSPEDAGEM: HOTEL REGINA – Rey Palace – www.reypalace.com
Diária solteiro: U$ 60,00 (Dólares) (R$ 138,00-aproximadamente)
Diária casal:  U$ 85,00(Dólares)(R$ 195,00 aproximadamente)

5 comentários:

  1. OLÁ LIS, ESTOU ANCIOSO PELAS FOTOS , E AÍ ESPERO QUE ESTEJAM BEM , PAI E MÃE ME PERGUNTARAM SE VC ESTA BEM , A MÃE PERGUNTOU SE VC LEVOU COBERTOR .,.,RSRSRSRS, FALEI QUE SIM ATÉ O TRAVESSEIRO.,.,.RSRSRSRSRSRSRS , ABRAÇOS Á TODOS
    VALTER .,.,

    ResponderExcluir
  2. bom dia a todos, estamos otimos obrigados a todos pelos comentarios estamos em Arequipa Peru..logo mais sera enviada as fotos ok..

    ResponderExcluir
  3. Ola, ainda bem que nao vamos mais ter problemas com combustivel pq ai no lugar deste galão ja , ja é eu quem vo ta sentadinha....kkkkque caos este transito afff....bjos a todos..Eliane.

    ResponderExcluir
  4. Que viagem fantástica!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. claudinho que deus acompanhe vçs todos do seu irmão ivo. lindas imagens.

    ResponderExcluir